Implementado há dez dias, ‘Aracaju pela Vida’ já realizou 154 atendimentos a pacientes com covid-19

Saúde
02/07/2020 16h42

O projeto ‘Aracaju pela Vida’, lançado pela Prefeitura de Aracaju em 22 de junho, já realizou 154 atendimentos e 75 testes para detecção da covid-19, desde sua implantação. Com essa ação, coordenada e executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi possível ampliar o monitoramento de casos de coronavírus na capital. A iniciativa teve início pelos bairros Soledade e Centro, escolhidos por terem uma maior concentração dos números de casos pela divisão de população territorial, e está acontecendo esta semana nos bairros Santos Dumont e Porto Dantas.

“A partir da próxima semana, incluiremos os bairros Industrial e Cidade Nova. Até o momento, o volume maior de atendimentos pode permanecer em isolamento domiciliar, apenas um foi encaminhado para internamento. São pessoas que podem continuar sendo monitoradas pelas unidades de saúde do território onde elas moram, e dessa forma a gente reduz o agravamento por desconhecimento dos sinais de alerta, de buscar um serviço de saúde ou uma unidade de referência ou a urgência, e reduz também a necessidade de utilização de leitos de UTI”, explica a técnica responsável pelo projeto, Sindaya Belfort.

Ainda de acordo com a técnica, a organização das visitas [que acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos mesmos dias e horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde] é feita de acordo com a demanda que chega, através do MonitorAju ou das UBS, avaliando cada caso.

O médico Valdir Alves de Sá Júnior avalia que nesses primeiros dias de visita domiciliar o perfil dos pacientes está se agravando, daí a importância do projeto, que através do atendimento médico domiciliar consegue administrar o quadro clínico e realizar o tratamento adequado e fazer os encaminhamentos sempre que necessário sem sobrecarregar as unidades de saúde. 

“A gente consegue conter esse paciente na visita da domiciliar e tomar uma conduta, seja a medicação e seguimento em casa ou indica internação hospitalar. Fazemos uma avaliação inicial, percebendo se tem sinais de agravamento, sinais de desconforto respiratório ou sinais de descompensação de alguma doença de base. Quando necessário, fazemos o contato com a regulação e a partir daí eles iniciam o processo de transferência para uma unidade hospitalar”, explica Valdir.

O profissional destaca ainda que antes de iniciar as visitas todos os profissionais passam pelo processo de paramentação e desparamentação, evitando assim risco de contaminação.

“A equipe sai diretamente da Secretaria da Saúde e daqui a gente já sai com uma caixa compacta que tem tudo que a gente precisa, tanto para o atendimento, quanto a parte de equipamentos de proteção. Daqui vamos diretamente para a unidade de referência do bairro e lá a gente faz toda a paramentação, com óculos, luva, toca e vai até a casa da família. Entre cada casa a gente troca e faz a reparamentação”, explica o médico.

Após receber a equipe do ‘Aracaju pela Vida’, o paciente Jorge Andrade elogiou a iniciativa. “O atendimento foi maravilhoso! Minha esposa e minha mãe foram casos confirmados e eles fizeram todos os testes comigo, inclusive aferição de pressão e oximetria, e me deram todas as orientações do que eu deveria fazer. A equipe que nos visitou está de parabéns”.